Tubulação PEX: agilidade e limpeza na obra!

Você já ouviu falar em tubulação PEX?

A tubulação PEX é uma tubulação flexível fabricada em polietileno reticulado, material característico por possuir alta resistência à temperatura, pressões, reações químicas e deformações, além de ter um desempenho hidráulico muito eficiente. Esta tubulação é utilizada como condutores de água quente e fria (inclusive no mesmo tubo), ar condicionado e gás natural ou GLP.

A utilização deste material é extremamente fácil, e são indicados para todos os tipos de obra, como alvenaria convencional ou estrutural, drywall, woodframe, EPS expandido, etc. No entanto o projeto deve ser corretamente adequado ao seu uso, para evitar problemas futuros.

Instalação

A instalação da tubulação PEX é muito simples e não precisa de muitas ferramentas. A tubulação pode ser cortada do tamanho exato conforme a necessidade, e para seu corte é utilizada uma tesoura corta-tubos. Isso facilita o processo porque evita o uso de curvas e conexões na instalação, gerando economia de material e menor tempo de execução.

Para as conexões podem ser utilizados um alargador ou prensa, conforme a necessidade, e também uma ferramenta para deslizar o anel metálico sobre o tubo, gerando automaticamente estanqueidade mecânica entre o cano e a conexão. Há a possibilidade de utilizar kits prontos conforme a necessidade, o que facilita ainda mais o processo.

Uma opção que é muito útil, é a utilização de tubos camisa para a instalação, os quais podem ser as próprias mangueiras de instalação elétrica. Estes tubos são colocados respeitando o projeto hidráulico, e posteriormente passa-se por dentro deles a tubulação PEX.

Em determinados pontos do imóvel instalam-se caixas de distribuição com os divisores, os quais geram os ramais diretos para cada ponto de água, gás ou ar condicionado. Desta maneira é possível realizar a troca da tubulação toda sem precisar quebrar a parede, bastando apenas puxar a tubulação com defeito e colocar a tubulação nova.

Vantagens

Existem muitas vantagens com a utilização deste material, mas as principais são a facilidade de instalação e de manutenção. Esses tubos são vendidos em rolos de 100 ou 50 metros (o que facilita muito o transporte, o armazenamento e o manuseio quando comparado com barras de encanamento) e podem ser cortados no tamanho que for necessário, diminuindo o uso de conectores e evitando a perda de material.

Um fator importante é que, por serem flexíveis, eles não necessitam de curvas, joelhos, cotovelos ou qualquer outra peça para fazer as curvas da instalação. A própria tubulação PEX se molda conforme a necessidade.

A junção deles é feita por conectores sem a necessidade de uso de cola, o que permite desmontar o sistema e reutilizá-lo em outro local, inclusive os conectores. Vale lembrar também que por terem curvas mais abertas, diminuem consideravelmente a perda de carga durante o uso.

Um detalhe desta tubulação é que ela pode ser conectada em tubulações convencionais de PVC, não necessitando da substituição completa da tubulação antiga do imóvel. Elas também são muito resistentes e não sofrem corrosões com o tempo, o que garante uma vida útil de pelo menos 50 anos, pois não são afetadas nem por aditivos do cimento.

Restrições ao uso

Apesar de serem poucas e totalmente previsíveis, existem restrições ao uso da tubulação PEX.

Por se tratarem de tubulações flexíveis, eles não podem ser feitos em grandes diâmetros, pois desta forma eles perderiam flexibilidade e não seria possível realizar as curvas necessárias. Em casos de obras de edifícios, que necessitam de entrada maior de volume de água, as tubulações PEX são utilizadas somente no interior do apartamento. Ou seja, a chegada da água até o relógio do apartamento deve ser conduzida por tubulação convencional com o referido diâmetro calculado no projeto.

A fixação deve ser muito bem feita para que fique bem presa no interior das paredes. Isso deve-se a possibilidade de movimentação da tubulação somente com a sua utilização, por se tratar de tubos muito flexíveis.

E por último devemos lembrar que estas tubulações são feitas para uso interno, sem o contato direto com a luz solar. Caso isto seja necessário deve-se utilizar a tubulação PEX que contém bloqueadores ultravioleta.

Custo benefício

Agora vem a dúvida de sempre: este sistema á muito funcional e fácil, mas justamente devido à isso ele deve ser muito mais caro!

Se formos falar somente dos valores gastos com o material PEX, realmente ele sai mais caro. Porém se colocarmos no papel todos os gastos com tubulação convencional, o PEX sai vencedor.

Isso se deve a soma de todos os valores gastos, como mão-de-obra, tempo de execução, logística, armazenamento e manutenção. E além disso tudo, a economia e a praticidade em possíveis problemas futuros, pois caso seja necessário reparar algum encanamento não é necessário quebrar paredes para isso.

Ainda existem dúvidas sobre tubulação PEX?

Entre em contato com a Arabika. Somos uma empresa de engenharia apta a lhe orientar e retirar todas as suas dúvidas.

Abraço, equipe Arabika.

www.arabika.com.br

Deixe uma resposta