Engenharia sustentável ao seu alcance

Engenheiro civil, por que contratá-lo para a minha obra?

Quando se fala em obra, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é os custos elevados que terão que ser pagos ao engenheiro.

E se eu te disser que o custo com um engenheiro civil gira em torno de 0,5 a 0,8% do custo da obra? Isso mesmo, menos de 1% da sua obra! E esta margem somente em cima dos gastos de mão-de-obra e material, sem inserir os custos do terreno e documentações. Ah! E já contando com o acompanhamento do engenheiro em toda a obra.

Caso opte somente pela confecção dos projetos (arquitetônico, estrutural, hidráulico, elétrico e etc.), e confiar a obra para que o seu mestre-de-obras siga os projetos confeccionados pelo engenheiro, o custo com engenheiro será menor, menos de 0,3% do custo final.
Novamente caso insira o valor do terreno e da documentação, este custo será ainda menor, podendo chegar a menos de 0,1% do custo final.

E essas porcentagens se mantêm independentemente do tamanho da construção, pois o valor cobrado pelo engenheiro é baseado na metragem quadrada da obra.

Ainda não te convenci a contratar um engenheiro civil?

Ok! Vamos lá! Vou te mostrar que ao “gastar” com um engenheiro para sua obra, você irá economizar bastante ao final dela. Isso mesmo! Você “gasta” com um engenheiro, mas ao fazer as contas no final da obra, você verá que economizou mais do que se tivesse feito sem engenheiro. E além disso, com certeza evitará dores de cabeça desnecessárias, as quais um engenheiro poderá evitá-las antes mesmo que ocorram.

Antes de construir qualquer imóvel do zero, ou simplesmente aumentar o seu imóvel já existente, é de importância fundamental que sejam consultados dois documentos da sua cidade: a guia amarela e o código de obras do município. Estes serão os “gurus” para a obra correta e a averbação do seu imóvel. Vou traduzir o que isso tudo significa.

Guia amarela

A guia amarela irá informar o que pode ser construído no terreno, conforme diversos fatores diretamente proporcionais à localização do terreno. Talvez você já tenha se perguntado: por que neste bairro não tem prédios? Por que nesta região da cidade só tenham prédios baixos? Ou por que não tem nenhuma indústria no meu bairro? Ou por que tem que existir grama no imóvel ao invés de a obra ocupar todo o terreno, para que possa ser maior?

Todas essas e outras perguntas podem ser respondidas baseando-se na guia amarela do seu imóvel. Ela irá dizer o que pode ser construído no terreno; a altura do imóvel (sim, se pode ser casa térrea, sobrado, prédio de até 4 andares, etc., tudo isso baseado nos limites da Anatel e da Aeronáutica. A guia amarela lhe informa até o que a aeronáutica lhe permite construir, devido à proximidade de aeroportos e zonas de tráfego aéreo, e a limitação da Anatel para que não prejudiquem as transmissões das ondas sonoras de telecomunicação no interior da cidade); a taxa de ocupação (o quanto pode ser utilizado do terreno conforme a projeção); a taxa de permeabilidade (o quanto deve ser deixado com grama para que a água da chuva possa ser absorvida e evitar alagamentos e enchentes); etc.

Para citar como exemplo, em Curitiba conseguimos a guia amarela gratuitamente no site da prefeitura municipal. Basta apenas ter em mãos a Inscrição imobiliária ou a Indicação Fiscal, presentes no talão de IPTU do imóvel.

Código de obras

Já o código de obras irá lhe informar outros fatores que não constam na guia amarela, pois o código é mais abrangente e segue as mesmas regras para a cidade toda, não dividindo em zonas como a guia amarela. Neste documento pode ser conferido itens como o recuo obrigatório da frente dos imóveis; o que é preciso respeitar para fazer janelas nas laterais dos imóveis; a área que será computada conforme o tamanho dos beirais e sacadas; etc.

O código de obras pode ser obtido no site de leis municipais de Curitiba.

E são nestas duas regulamentações que os engenheiros se baseiam para confeccionar os projetos e executar a obra. Afinal você já imaginou construir toda a sua obra e no final ter que alterar algum item fundamental como retirar uma janela, diminuir um beiral, ou em casos piores, ter que recuar sua casa 2 metros para trás? Pois é, se tiver um engenheiro desde o início da obra ele irá te orientar e projetar conforme as normas vigentes. Ah sim, e caso a obra não tenha projetos confeccionados conforme as normas vigentes e aprovados na prefeitura, a área construída não poderá ser averbada na matrícula do imóvel, o que consequentemente irá prejudicar bastante em uma venda do mesmo.

Economia de material

Outro item que será evitado em sua obra é o desperdício de material e/ou uso incorreto dos materiais. Já se foi a época em que bastava construir com vigas e pilares enormes e fazer paredes grossas para evitar problemas futuros.

Um dos principais objetivos de um engenheiro é construir com o melhor custo benefício! Para cada tipo de obra serão realizados os estudos necessários para que se construa com o mínimo de material e o máximo de segurança possíveis. O engenheiro realizará todos os cálculos necessários para que se tenha uma obra mais econômica com toda a segurança necessária. E claro, principalmente para evitar retrabalhos na execução, o que gera mais custos e tempo desperdiçado.

Evitando incômodos futuros

E quer evitar futuras dores de cabeça? Contrate um engenheiro civil para acompanhar a sua obra! Ele saberá orientar os construtores em cada tipo específico de obra. Afinal a experiência deve andar lado a lado com a inovação.

Por mais que o mestre de obras saiba muito sobre a parte prática, a constância da atualização de métodos e materiais construtivos pelo engenheiro é fundamental para implantar a segurança necessária com a economia certa. Desta forma serão evitados incômodos futuros com a construção, como rachaduras, infiltrações, desprendimento de cerâmicas, e outros.

Engenheiro civil, a pessoa certa para sua obra!

E então, te convenci que o engenheiro não é o vilão do seu orçamento?
Somando todos os gastos que podem ocorrer durante e após a obra concluída, com certeza a contratação de um engenheiro será o menor deles!

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com conosco. Somos uma empresa de engenharia pronta para te ajudar a economizar com segurança.

Abraços, equipe Arabika

VEJA MAIS

Tipos de tintas

Qual dos tipos de tinta devo usar para minha obra? É normal ficarmos em dúvida na hora de pintar e levarmos algum tempo para escolhermos

Leia mais »
Open chat