Tipos de tintas

Qual dos tipos de tinta devo usar para minha obra?

É normal ficarmos em dúvida na hora de pintar e levarmos algum tempo para escolhermos a cor. E só então lembramos de outro detalhe: qual dos tipos de tintas é o ideal para a minha obra ou reforma?

No mercado existem diversos tipos de tinta, desde a mais barata, até a mais resistente. E isso não quer dizer que tenha sempre que comprar tintas extremamente resistentes. Não só podemos, mas devemos sim verificar qual a finalidade do local a ser pintado, e para o quê ele terá que resistir.

Sendo assim iremos aplicar a tinta ideal para cada situação. E somente após isto poderemos escolher entre uma tinta que será mais resistente à água, ou uma que será mais fosca, ou então uma tinta específica para cobrir uma estrutura metálica.

Ah sim, vale lembrar que tanto a cor quanto o tipo irão ditar a quantidade de tinta necessária para dar cobrimento ao local a ser pintado.

 

TINTA LÁTEX PVA

De todos os tipos de tintas, é a mais utilizada, indicada para aquelas pinturas mais simples e para paredes com diversos tipos de acabamento: reboco, gesso, concreto, fibrocimento ou massa corrida, porém possui apenas acabamento fosco.

É indicada para áreas internas que não precisem de manutenção periódica. Isso por possuírem pouca resistência ao sol, além de não ser resistente à lavagem e ter acabamento fosco.

A vantagem dela é que é econômica e sua secagem é rápida. Um outro fato bacana dela é que ela é fácil de limpar caso espirre em outro revestimento.

TINTA ACRÍLICA

A tinta acrílica é como se fosse uma látex aperfeiçoada, pois as duas são a base d’água, possuem rápida secagem e baixo odor. Porém a acrílica pode ser utilizada em outros lugares em que a látex não é indicada, como em áreas externas, pois é resistente às intempéries do tempo. Ela também pode ser utilizada em outras áreas úmidas, como lavanderias, banheiros e cozinhas.

Esta tinta possui acabamento fosco, semibrilho ou acetinado. A opção fosca é a que menos aparenta imperfeições no acabamento, porém não é tão resistente à lavagem.

TINTA ACRÍLICA SUPERLAVÁVEL

Como o próprio nome diz, esta tinta pode ser lavada com água e detergente neutro. Após aplicada ela forma uma película bastante resistente, com acabamento acetinado. É indicada para locais com grande trafego e que precisem de lavagens periódicas, como comércios e casas com crianças.

TINTA EPÓXI

A tinta epóxi é fabricada à base d’água ou de solvente, e é um dos tipos de tintas mais resistentes. E justamente por isso é indicada para locais que necessitem de tintas específicas.

O epóxi à base d’água pode ser fabricado em acabamento brilhante ou acetinado, e possui grande resistência à umidade e aderência à superfícies lisas. Ele é indicado para pinturas em paredes de cerâmicas, como azulejos e pastilhas, em banheiros, cozinhas e lavanderias.

Já o acabamento do epóxi à base de solvente possui somente acabamento brilhante, e grande resistência à abrasão e à produtos químicos, podendo também ficar diretamente em contato com a água. Por estas características é muito indicado para pinturas de caixas d’água (exceto piscinas) e banheiras, além de pisos de garagens, industrias e comércios, por possuir grande resistência mecânica.

A epóxi é a tinta que veio substituir a antiga tinta a óleo.

TINTA À ÓLEO

Ela é fabricada em acabamento fosco ou brilhante. Por ser feita à base de óleo, contribui para a impermeabilização da superfície, podendo ser utilizada em madeiras, metais e paredes. É uma tinta lavável e durável, e pode ser utilizada tanto internamente quanto externamente.

ESMALTE SINTÉTICO

Inicialmente fabricada à base de solventes, hoje a maioria é fabricada à base d’água, contribuindo para o meio ambiente. Além disso, a produzida à base d’água possui baixo odor, secagem mais rápida e não amarela com o tempo.

Essas tintas são feitas propriamente para pinturas de materiais de madeira ou metais. Após sua aplicação forma-se uma película na superfície, podendo ter acabamento acetinado, brilhante ou fosco.

O inconveniente desta tinta é que ela é mais cara que as demais, possui odores fortes e secagem demorada. Por formar uma película de proteção, não recomenda-se seu uso em paredes, pois pode formar bolhas ou descascamento.

TINTA VERNIZ

Trata-se de uma tinta feita a partir de solventes, e sua composição liquida após a secagem forma uma camada protetora sobre a madeira, superfície para qual é indicada. O verniz pode ser pigmentado e adicionar um aspecto mais nobre à madeira.

Dentre os vernizes, existem o verniz acrílico (indicado para a impermeabilização de alvenaria, telha de barro e concreto aparente, por possuir boa resistência ao mofo); verniz poliuretano (ideal para superfícies internas e externas de madeira, como embarcações, móveis de bares e portas, por possuir ótima resistência à maresia e ao atrito); e verniz fenólico (possui uma cor avermelhada e única, como nenhum outro produto, e por isso é utilizado para tingimento e impermeabilização de madeira, além de dar perfeito acabamento ao reboco ou concreto).

TINTA EMBORRACHADA

Por ser mais resistente ao efeito do tempo e não descascar e nem desbotar, é ideal para ambientes externos. E além disso tudo, ainda previne o mofo nas paredes. Com acabamento fosco, é capaz de cobrir defeitos como trincas. Isso se deve ao seu efeito emborrachado capaz de suportar possíveis movimentos das paredes.

Esta tinta também é utilizada para melhorar a impermeabilização de telhados.

TEXTURA

Normalmente a textura é mais utilizada para acabamento externos nas obras. Isto porque aparenta um acabamento rústico e cobre defeitos aparentes nas superfícies. Ela pode vir com partículas semelhantes à areia, sendo utilizada como decoração. Uma vantagem dela é que pode ser aplicada direto no reboco, sem precisar embossar a parede.

Após ver os tipos de tintas, é hora de focar na qualidade e especifidade

Após selecionar o tipo de tinta que você precisa, é hora de escolher a qualidade. Busque sempre por marcas com mais tradição no mercado, para que não tenha dessabor de ter de ficar repintando o local. Lojas próprias de tintas são os locais mais indicados, por possuírem variedades de marcas e padrões.

Procure também harmonizar a tinta com o restante do ambiente, principalmente com os possíveis revestimentos existentes no local. As tintas influenciam diretamente no ambiente, interferindo nas impressões de tamanhos e iluminações.

Ainda assim possui dúvidas sobre qual tinta utilizar? Conte conosco! Somos uma empresa de engenharia apta a lhe orientar e executar sua obra, sempre com responsabilidade e ideias sustentáveis.

 

Abraço, equipe Arabika.

www.arabika.com.br

Deixe uma resposta